Entenda como funciona as notas de corte no SISU e Prouni

O Exame Nacional do Ensino Médio padronizou o ingresso dos estudantes nas vagas do ensino superior. A distribuição de vagas é dividida entre instituições públicas e privadas e para concorrer as vagas, é necessário se inscrever nas plataformas e superar a nota de corte do curso escolhido. Você sabe como funcionam as notas de corte do Sisu e do Prouni? Confira o texto a seguir fique por dentro de tudo.

O Prouni

O Prouni corresponde ao Programa Universidade Para Todos e foi criado para que jovens de renda baixa e média pudessem ingressar no nível superior de ensino.

As bolsas distribuídas através do Prouni são divididas entre parciais e integrais. O que irá definir a conquista destas vagas é a pontuação do candidato e o preenchimento dos requisitos para as bolsas.

Para concorrer na modalidade de bolsa parcial, é preciso possuir renda mensal familiar de até três salários mínimos vigentes por pessoa. Enquanto isso, para a bolsa integral, é preciso possuir renda mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Se você está de acordo com os requisitos do programa, pode realizar o Prouni inscrição e concorrer a uma bolsa de estudos nas mehores faculdades do país.

Nota de corte do Prouni

Como mencionado, para começar o seu curso através do Prouni é preciso que a sua pontuação no ENEM supere a nota de corte do curso escolhido através do programa. A nota de corte é gerada através da quantidade de vagas ofertadas para o curso e a pontuação dos candidatos que se inscrever para ela.

A pontuação do Prouni irá variar de acordo com o curso, a instituição e a modalidade da bolsa de estudos escolhida. Depois do primeiro resultado, é lançado o Prouni vagas remanescentesque buscam preencher as vagas que sobraram para os cursos.

O Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) será diretamente voltado para a distribuição de bolsas na rede pública de ensino. O Sisu tem o funcionamento muito parecido com o Prouni, mas vale lembrar que eles ocorrem em plataformas e datas diferentes.

Para concorrer as vagas, o candidato deve acessar o site oficial no período de inscrição e escolher duas opções de curso para aplicar a sua nota do Enem.

Nota de corte do Sisu

A nota de corte do Sisu é gerada a partir da quantidade de alunos e vagas disponíveis. Vale lembrar que você pode concorrer as vagas do segundo semestre do Sisu com a mesma nota.

Para garantir a sua sua vaga, é preciso que a sua pontuação seja superior a nota de corte da sua opção de curso no último dia de inscrição da plataforma.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *