Como organizar emails por pasta no Gmail

O Gmail vai muito além de um simples correio eletrônico. Ele permite uma incrível organização que pode ser compartilhada em todos os dispositivos que acessam o e-mail. Uma das dicas é criar pastas para organizar os emails por temas. Saiba como fazer a seguir.

A utilidade das pastas no e-mail

Quem recebe poucas mensagens pode pensar: por que criar pastas dentro do Gmail? Simples: assim não é necessário ler de um por um os e-mails quando quiser ter acesso a uma mensagem em específico. A separação feita por remetente, assunto ou tipo de mensagem ajuda bastante a organizar o correio eletrônico. 

O Gmail possui alguns recursos para separar as mensagens primariamente. Selecionando a estrela no começo da mensagem, já quando ela chega, você a marca como ‘importante’. Filtrando apenas as importantes em uma busca só vão vir as marcadas.

As pastas ficam disponíveis no canto esquerdo da tela de sua caixa de entrada. Elas separam e-mails recebidos. Toda vez que você ler uma mensagem seleciona em qual local irá, em qual pasta deverá ficar a mensagem. No menu de opções da mensagem o desenho da pasta deve ser acionado e depois clicado e a mensagem vai direto para lá.

Os nomes das pastas podem ser modificados quando quiser. Também podem mudar de cor para facilitar na localização visual na caixa de entrada.

Como criar pastas no Gmail

Existem duas formas de criar uma pasta no Gmail: antes ou depois de ler um e-mail recebido. No canto direito da caixa de mensagens você consegue ver as pastas básicas: caixa de entrada, spam e lixeira. Abaixo destas pastas existe a opção “criar novo” e você pode selecionar e escolher qual pasta o novo nome.

Depois de ler uma mensagem é só selecionar  o desenho da pastinha e escolher as pastas já disponíveis para guardar. Se não não há uma pasta criada é só selecionar a opção “criar novo” e escrever o novo nome. A partir dai ela já vai aparecer nas opções de cima da tela. 

Outros recursos organizacionais do Gmail

Criar pasta não é apenas a única opção para ajudar a organizar mensagens no e-mail. Outros recursos bacanas são bem úteis, como:

Marcando os spans – uma mensagem chegou e te incomodou? Não receba mais e-mails deste remetente apenas clicando no símbolo de atenção após ler a mensagem. 

Usar marcadores – não são pastas. Logo, as mensagens ficam na caixa de entrada apenas com marcadores. Mas em uma busca já separam as informações e surgem as mensagens mais rapidamente.

Lixeira – não tem interesse na mensagem? Mande para a lixeira. Em 30 dias as mensagens jogadas por lá serão apagadas para não ocupar espaço do correio eletrônico.

O Gmail ainda permite alguns outros brindes que outros serviços de e-mail não possuem. Pode enviar anexos em imagens ou documentos, compartilha-se pastas por meio do Drive e pode ter assinatura eletrônica. A mensagem automática é uma boa pedida para quem vai se ausentar por um longo período do computador ou outro meio de ler mensagens.

 

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